Artigo vazado 3cfe278ff33dee042b24656458c3ab911d49bfe80e37cca1757d5a15f05f7b4a
24/08/2020
Terapias do sossego: sons binaurais e mindfulness combatem a fadiga mental
Data?1569950176
by: Caffeine Academy
Terapias do sossego: sons binaurais e mindfulness combatem a fadiga mental
Terapias do sossego: sons binaurais e mindfulness combatem a fadiga mental
O que você vai ler aqui:
  • O que é a fadiga mental e suas consequências
  • Mindfulness x batidas binaurais: qual o mais eficaz?
  • Como praticar mindfulness e ouvir batidas binaurais

Terapias do sossego: sons binaurais e mindfulness combatem a fadiga mental

O cansaço ou fadiga mental é caracterizado cientificamente como um estado psicobiológico provocado por períodos prolongados de atividade cognitiva exigente, resultando em tempos de reação diminuídos, falta de foco e déficit de atenção. 

Como de se imaginar, isso gera impacto direto em vários aspectos da vida. Sabe-se, por exemplo, que a fadiga mental é responsável frequentemente por acidentes no trânsito ou no local de trabalho, além de provocar baixo rendimento nos estudos.

Post relacionadoComo enfrentar a ansiedade e diminuir o estresse

Existem diversos métodos para tratar os efeitos da fadiga mental, que vão desde o uso de medicamentos até mudanças nos hábitos. Um grupo de pesquisadores resolveu testar a eficácia das batidas binaurais e do mindfulness para neutralizar os efeitos negativos desse estado mental.

Já vamos antecipar que os resultados da pesquisa mostraram que houve de fato um efeito positivo com o uso das batidas binaurais. Além disso, a prática de mindfulness também mostrou resultados significativos, indicando caminhos para economizar energia mental. 


Como o estudo foi realizado

O estudo chamado de On-the-Spot Binaural Beats and Mindfulness Reduces the Effect of Mental Fatigue, publicado no Journal of Cognitive Enhancement, foi realizado com quatro grupos: iniciantes em mindfulness, experientes em mindfulness (treinados por um mês no app Headspace), um grupo de batidas binaurais e um grupo controle. 

Todos os participantes foram submetidos ao estudo em cinco fases. Na primeira fase, eles realizam uma avaliação do humor (Escala de humor Brunel) e completaram uma tarefa de atenção sustentada para medir a divagação mental (SART). 

Na segunda fase, a fadiga mental foi induzida experimentalmente por 90 minutos através do Teste de Desempenho Contínuo AX (AX-CPT). Logo depois, o humor dos participantes foi avaliado novamente de forma semelhante ao que aconteceu na primeira fase.

Na quarta fase, os participantes foram submetidos a um das duas intervenções: ouvir uma trilha de meditação guiada por 12 minutos ou ouvir uma faixa de batidas binaurais por 12 minutos. Enquanto isso, o grupo controle foi solicitado a relaxar por 12 minutos. 

Por fim, os efeitos das intervenções foram testados usando mais uma vez a tarefa de atenção sustentada (SART).


Os resultados

Os benefícios dessas duas práticas não são recentes. O mesmo grupo de pesquisadores já havia constatado que as batidas binaurais podem ajudar a extinguir a divagação mental e aumentar a atenção, fazendo com que o indivíduo se sinta mais relaxado e menos afetado após ouvir a música.

Curiosamente nessa pesquisa, o grupo de praticantes experientes de mindfulness obteve um melhor desempenho do que os demais grupos na tarefa de atenção sustentada pela primeira vez. Após a indução da fadiga, eles também foram melhores do que os iniciantes em mindfulness e o grupo de controle.

Esse grupo destaque teve apenas um mês de treinamento de mindfulness! O que foi suficiente para mostrar que a prática ajuda a se concentrar na tarefa em questão, sendo também eficaz para lidar com situações estressantes e economizar energia mental.

Aqui no blog, temos diversos conteúdos sobre mindfulness e batidas binaurais, que tal aprender mais sobre essas técnicas e aplicá-las na sua rotina? 

Leia: Afinal, o que são os sons binaurais?

Leia também: 7 dicas de mindfulness

Data?1569950176
AUTOR:
Caffeine Academy
Catalisar todo o potencial humano é o nosso propósito.