Artigo vazado 3cfe278ff33dee042b24656458c3ab911d49bfe80e37cca1757d5a15f05f7b4a
20/08/2020
Review do livro “A única coisa”
Review do livro “A única coisa”
Review do livro “A única coisa”

Review do livro “A única coisa”

Curly: sabe qual é o segredo da vida?
Mitch: Não. Qual é?
Curly: Isto. [Ele mostra um dedo]
Mitch: Seu dedo?
Curly: Uma coisa. Concentre-se nisso, e o resto não vale mais nada.
Mitch: Que ótimo, mas que “única coisa” é essa?
Curly: Isso é o que você precisa descobrir.

O dialógico acima é um dos trechos do livro “A única Coisa”, de Gary Keller e Jay Papasan, e resume bem a ideia central da obra. Para os autores, resultados extraordinários estão relacionados ao foco: quanto mais específico, melhor o resultado.

Assim, as pessoas bem-sucedidas agem de forma mais simples pelo fato de se dedicarem à uma única coisa. Mas isso não não lhe impede de se dedicar ao trabalho, enquanto cuida da família e, ao mesmo, busca se aprimorar fisicamente e mentalmente. 

A pergunta é: você está focado no que é realmente importante? Pois quando você define sua “unica coisa”, e deposita seu foco nela, acontece uma espécie de efeito dominó, de modo que a “peça certa” quando entra em movimento faz as outras tombarem em seguida.

O sucesso é sequencial. Dessa forma, o livro “A única coisa” nos mostra os caminhos de como colocar as peças desse dominó da vida em ordem. 

O que esperar do livro?

Para aguçar sua curiosidade, vamos dar mais uma prévia do livro, agora sobre seu sumário.

Seus três primeiros capítulos falam, na ordem, sobre a ideia central da “única coisa”, o efeito dominó e como o sucesso deixa pistas. Em seguida, há uma divisão em três partes, as duas primeiras sobre as mentiras que nos contam sobre o sucesso e o caminho para a verdade.

A terceira parte mostra como ter resultados extraordinários. Então você passa a entender a relação entre propósito, prioridade e produtividade, e o autor te convida a assumir três compromissos - que não vamos revelar-, como construir sua própria jornada e lidar com quatro ladrões na produtividade. 

Fizemos um resumão das três partes principais do livro. Acompanhe abaixo!


Parte 1 - As mentiras

Segundo os autores mitos e mentiras que soam como verdadeiros e nos afastam do sucesso. São elas:

#1 - Tudo importa igualmente 

Isso implica em dizer que todas as tarefas são iguais. Mas com a quantidade de tarefas que temos que realizar ao longo do dia, é necessário priorizar.

#2 - Multitarefas

Essa é uma mentira daquelas! Ser multitarefas não só impede me manter o foco em uma única tarefa, como também provoca um maior cansaço mental

#3 - Uma vida disciplinada

Para ter uma vida de sucesso é preciso ter muita disciplina. Já ouviu muito isso, não é? Na verdade, o que precisamos é entender o significado e importância dos hábitos.

#4 - A força de vontade está sempre à disposição

A força de vontade é como um músculo, que pode ficar cansado quando muito utilizado também precisa de repouso. O ideal é usar sua força de vontade com inteligência, em prol daquela “única coisa”.

#5 - Uma vida equilibrada

Para exemplificar essa mentira, os autores citam James Patterson:

“… a vida é um jogo com 5 bolas. As bolas são chamadas trabalho, família, saúde, amigos e integridade. E você mantém todas no ar, porém, o trabalho é uma bola de borracha. Se você a derrubar, ela quica de volta. As outras quatro – família, saúde, amigos e integridade – são feitas de vidro…”.

#6 - Grande é ruim

O sucesso é intimidador, pois muitas pessoas acham difícil chegar lá. Ao temê-lo, automaticamente você se autossabota.

Parte 2 - A verdade

Para ter produtividade, os autores de “A única coisa” lançam a pergunta foco, que pode ser considerada a peça inicial do efeito dominó: 

Qual é a única coisa que eu posso fazer, de modo que, ao fazê-la, todas as outras coisas se tornam mais fáceis ou desnecessárias?

Essa pergunta ajuda a dar um norte ao seu propósito - caso não tenha definido - e pode ser utiliza para estimular reflexões sobre as áreas mais importantes da sua vida: saúde, trabalho, relacionamento, finanças, etc.

Parte 3 - Resultados extraordinários

Por fim, os autores indicam os caminhos para você escolher sua “única coisa” e conquistar resultados incríveis: intenção, prioridade e produtividade. A relação que eles fazem é que quanto mais produtivas as pessoas são, mais o propósito e a prioridade motivaram essas pessoas.

Gary e Jay também alertam sobre os quatro ladrões da produtividade. E já no finalzinho, você é convidado a assumir três compromissos e vamos incluir mais um aqui, que é desenvolver um novo hábito saudável para sua vida.

Post relacionadoComo inserir um hábito na sua vida