Artigo vazado 3cfe278ff33dee042b24656458c3ab911d49bfe80e37cca1757d5a15f05f7b4a
12/12/2019
Guia Rápido para Desbloquear o Potencial Pleno da Sua Mente
Data?1569950176
by: Caffeine Academy
Guia Rápido para Desbloquear o Potencial Pleno da Sua Mente
Guia Rápido para Desbloquear o Potencial Pleno da Sua Mente
O que você vai ler aqui:
  • A Alta Performance relacionada a Mente é resultado do entendimento de como funciona o cérebro e aquilo que está envolvido no seu funcionamento.
  • Os neurotransmissores são substâncias químicas produzidas pelos neurônios com a função de biossinalização. É por meio deles que as informações são passadas no nosso corpo.
  • A maior parte do peso do seu cérebro desidratado vem de gorduras/lipídios, proteínas, aminoácidos, micronutrientes e glicose. Cada componente tem um impacto diferente no funcionamento do cérebro.
  • O sono não é apenas um descanso para o corpo ou uma perda de tempo. Ao invés disso, dormir é uma função essencial/vital durante o qual nosso corpo equilibra e regula nossos sistemas.

Para alcançar e aproveitar a sua melhor versão, é preciso entender que a alta performance é uma rotina, um processo pelo qual nos devemos apaixonar todos os dias.

Na Caffeine Army, vivemos aquilo que comunicamos e, dentre todas as experiências que já passamos como pessoas, nas dores que já sofremos, nos desafios que aceitamos e nos sentimentos que compartilhamos como time, conseguimos, com um tempo, selecionar cada um dos melhores hábitos, ressiginifcações e conhecimentos que levam, inevitavelmente, para desbloquear o potencial pleno de cada pessoa. 

Se você segue as nosas redes sociais, já tem uma noção dos conteúdos que publicamos e do que está por trás da ideia da marca.

Por exemplo, prezamos muito pelo cuidado com o corpo, considerando essencial para o sentimento de bem-estar. Porém, existe ainda uma outra área que devemos disponibilizar mesma atenção que com o nosso corpo: a mente. 


A atividade física somente promove grande parte dos seus benefícios porque existe um órgão do nosso corpo que processa e responde de diferentes formas os estímulos externos que sofremos. 

A Alta Performance relacionada a Mente é resultado do entendimento de como funciona o cérebro e aquilo que está envolvido no seu funcionamento.

Aproveite este guia para absorver hábitos, técnicas, ressignificações e, por fim, uma nova visão sobre você mesmo que te levarão a desbloquear o potencial pleno da sua mente.



Qual a importância dos neurotransmissores?

Os neurotransmissores são substâncias químicas produzidas pelos neurônios com a função de biossinalização. É por meio deles que as informações são passadas no nosso corpo e os sentimentos ganham significado. Os neurotransmissores são os nossos mensageiros químicos relacionados ao humor, sono, atração, atenção, sensações de prazer, entre outros.


Uma das maiores ressignifcações que você pode fazer no âmbito da sua mente é entender que nossos sentimentos são apenas reações químicas do nosso corpo aos estímulos externos e que nós não somos reféns daquilo que sentimos. Com um pouco de esforço podemos mudar os estímulos externos para que sensações como felicidade, bem-estar e satisfação prevaleçam em detrimento de sentimentos ruins – e acredite: você não quer que os sentimentos ruins despareçam, afinal eles são essenciais para que seu corpo saiba valorizar os sentimentos positivos. Ainda assim, minimizá-los é uma ótima forma de alcançar a sua Alta Performance.

Blogpost Relacionado: Neurotransmissores e a sensação de Bem-estar

Como a alimentação afeta o seu cérebro?

A maior parte do peso do seu cérebro desidratado vem de gorduras/lipídios, proteínas, aminoácidos, micronutrientes e glicose. Cada componente tem um impacto diferente no funcionamento do cérebro, desenvolvimento do corpo, humor e energia. Aquela apatia pós-almoço ou falta de sono tarde da noite, dentre outros fatores, pode ser simplesmente o efeito da comida no seu cérebro.


Ácidos graxos como Ômega 3 e 6 são cruciais para criação e manutenção de membranas celulares. Portanto, incluir na sua alimentação nozes, grãos e peixes gordurosos é muito importante para um pleno funcionamento cerebral. Por outro lado, o consumo em longo prazo de outros tipos de gordura, como gorduras trans e saturadas, podem comprometer a saúde e o funcionamento do seu cérebro.

Além disso, proteínas e aminoácidos, componentes essenciais do desenvolvimento e crescimento, manipulam a maneira como nos sentimentos e nos comportamos – lembra que tudo que sentimentos são apenas reações químicas do nosso organismo?


Sono X Memorização

O sono ocupa quase um terço das nossas vidas, mas a sua importância é subestimada pela maioria da população. Essa negligência geralmente surge de um mal-entendido: O sono não é apenas um descanso para o corpo ou uma perda de tempo. Ao invés disso, dormir é uma função essencial/vital durante o qual nosso corpo equilibra e regula nossos sistemas. O sono afeta a nossa respiração, regula a circulação, o crescimento e a nossa resposta imunológica. 

O repouso é essencial para o seu cérebro. O que acontece no seu corpo enquanto você dorme é um intenso processo de reestruturação, que é crucial para o funcionamento da nossa memória e do nosso processo de aprendizado. Consolidação de memória é o processo qual o a transferência de informação de nossa memória fugaz de curto prazo para nossa memória mais duradoura, de longo prazo. Esta consolidação ocorre com a ajuda de uma parte importante do cérebro, o hipocampo, e em períodos de vigília do sono, quando as atividades sensoriais estão em seu ápice.


O sono é composto por quatro estágios: Fase 1, Fase 2, Sono de Ondas Lentas e Sono REM (Rapid Eye Movement). Sendo os dois últimos os estágios mais profundos, são os mais importantes para a recuperação muscular e processo de memorização/aprendizado.

O processo de aprendizado e memorização é também um processo de fortalecimento do cérebro, quando novos neurônios são formados e as conexões entre os existente são fortificadas. Um sono de boa qualidade nos faz acordar com um cérebro novo e melhorado, pronto para enfrentar novos e maiores desafios.

Blogpost Relacionado: Sleep Hacking: Dicas e Práticas Para Melhorar Seu Sono

Como desbloquear o potencial pleno da minha mente?

1.Realize atividade física de forma regular

Este hábito estimula a produção de certas substâncias – lembra dos neurotransmissores? -  que contribuem para um bom funcionamento cerebral.

2.Inclua na sua dieta alimentos naturais de grande variedade

Cada alimento tem sua importância, mas alguns deles se destacam como as gorduras. Cerca de 40% do seu cérebro é formado por elas e inclui-las na sua dieta é sinal de um funcionamento cerebral otimizado.

3.Jejum Intermitente

Assim você pode reduzir o risco de doenças neurodegenerativas, melhorar a memória, proteger os neurônios e promover a autofagia (processo que seu corpo sofre para limpar célular danificadas). 

4.Preste atenção ao seu sono e garanta a qualidade dele

Assim você garantirá também uma completa recuperação muscular e um correto processo de aprendizagem.

5.Medite

A meditação melhora o foco, aumenta a capacidade de concentração e eleva os níveis de dopamina no corpo.


Data?1569950176
AUTOR:
Caffeine Academy
Catalizar todo o potencial humano é o nosso propósito.