AVISO: a dieta cetogênica/low carb não é para todos, apenas para as pessoas que querem desfrutar de um melhor estilo de vida, colhendo mais benefícios como: desempenho mental aprimorado (clareza mental e foco) e maior queima de gordura como fonte de energia. Se identifica? Então o conteúdo a seguir é tudo o que você precisa saber!

Fonte: Nutrition ADVANCE

Para entender a dieta Low Carb precisamos compreender o que é insulina e sua ação no organismo. Em seguida, é preciso entender o que é a cetose, para então tratarmos dessa dieta e do lifesyle de baixa ingestão de carboidrato.

A função mais conhecida da insulina em nosso corpo é a de permitir que as células do corpo utilizem glicose como fonte de energia. Após a alimentação, o nível de insulina no sangue sobe de acordo com o índice glicêmico dos alimentos ingeridos. Os carboidratos simples possuem maior índice glicêmico, seguidos pelos carboidratos complexos e, por último, proteínas.

                                                                                                                           Fonte: Hipertrofia Total

A insulina também é responsável por acelerar o processo de armazenamento de gordura. Dessa forma, quando há um elevado índice glicêmico, nosso corpo tende a armazenar tanto carboidrato quanto gordura ingeridos em forma de gordura corporal. Além disso, picos de insulina afetam o suprimento de neurotransmissores ao corpo, ocasionando problemas de cansaço. (1)

Quando existe um índice baixo índice glicêmico e um tempo prolongado sem ingestão de carboidratos, o corpo permanece com baixo nível de insulina e entra em estado de cetose ou ketosis. Nesse estado, é possível medir a presença de corpos cetônicos ou ketones. A cetose é caracterizada pela queima elevada de gordura corporal e ingerida nos alimentos para a produção de energia no corpo. A gordura é transformada em corpos cetônicos: eles provêem energia mais constante ao organismo, sem os altos e baixos causados por picos de níveis de insulina.

                                             Fonte: Café com Manteiga

Aí você se pergunta: tá, o que isso tem a ver com o SuperCoffee e a Caffeine Army? Existem estudos que comprovam que a cafeína sozinha é capaz de causar a produção de corpos cetônicos. (2)Tem mais, já já te explico.

As dietas de baixo carboidrato têm como objetivo a redução da ingestão de carboidratos ao longo do dia, e o aumentar do consumo de proteínas e gorduras. Nessas dietas, geralmente se recomenda comer fontes de carboidratos complexos e com alto teor de fibras, em quantidades moderadas, para que o nível de insulina não se eleve demais.

As dietas low carb podem ou não gerar a produção de corpos cetônicos. Isso depende da quantidade de carboidratos ingeridos no dia. A dieta que tem como objetivo a indução e manutenção do estado de cetose chama-se dieta cetogênica ou ketogenic diet. Sua característica é o consumo baixíssimo (cerca de 20 gramas) de net carbs (carboidratos menos fibras) provenientes de alimentos de alta qualidade, um maior consumo de gordura, que é utilizada pelo organismo como fonte de energia com maior facilidade, e um consumo moderado de proteína.

Em um estudo de 2004 (3), os efeitos benéficos de longo-termo da dieta cetogênica foram demostrados, reduzindo a massa corporal e IMC de pacientes obesos. Além disso, o nível de LDL (colesterol ruim) e glicose sanguínea diminuíram, e o nível de HDL (colesterol bom) aumentou. Os resultados foram acompanhados por 6 meses.

Agora que você já sabe dos benefícios da cetose, recomendamos: tome uma xícara de SuperCoffee em jejum pela manhã e mantenha-se o jejum até a hora do almoço. Isso vai te ajudar a entrar no estado de cetose, mesmo que não esteja realizando uma dieta de baixo carboidrato.

Seus três ingredientes são o Café Single-origin 100% Arábica, o Ghee Grass-fed e o Óleo de Coco 100% Extravirgem. Como explicado acima, o café é uma ferramenta natural para se entrar em cetose – ele estimula queima de gordura corporal. O óleo de coco possui capacidade de ser utilizado facilmente como energia pelo corpo e o ghee provê óleos essenciais para o cérebro, além de suprimir a fome.

Experimente reduzir sua ingestão de carboidratos e tomar um delicioso SuperCoffee em jejum ao acordar. Temos certeza que será fantástico.

Leave a Reply