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18/05/2020
Como verificar o sucesso do seu plano nutricional
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by: Caffeine Academy
Como verificar o sucesso do seu plano nutricional
Como verificar o sucesso do seu plano nutricional
O que você vai ler aqui:
  • Diferença entre comer e nutrir
  • 4 formas de verificar o sucesso do seu plano nutricional
  • Benefícios causados pelo sucesso dos resultados

Como verificar o sucesso do seu plano nutricional

Para alcançar os objetivos de transformação corporal, devemos ter consciência que esse método se trata mais de um estilo de vida do que apenas uma dieta. É essencial compreender as etapas que fazem parte desse plano e respeitar os pequenos indícios de evolução.

Quando falamos em nutrição, logo assimilamos a palavra a comida. Contudo, nutrir é o processo fundamental para o funcionamento adequado de todas as funções vitais dos seres humanos, desde o corpo até a mente.

Alinhado a isso, podemos concluir que a ingestão de alimentos necessários para o desenvolvimento do nosso corpo é o suficiente para nos sustentarmos, certo? Errado.

Nutrição é algo muito maior que alimentar-se. Isso porque a conexão entre os alimentos e os neurotransmissores significa que a maneira como nos sentimos depende muito do que comemos.

Por exemplo, você pode fazer dieta com muito rigor e realizar exercícios intensos frequentemente, mas se não tiver uma boa noite de sono não conseguira produzir os nutrientes necessários para seu melhor desempenho nas próximas atividades.

Da mesma forma em que você também pode ter hormônios interrompidos (como cortisol, hormônio do crescimento e hormônios sexuais, como estrogênio e testosterona) devido aos maus hábitos alimentares que influenciam até no seu humor.

Assim sendo, separamos 4 pontos fundamentais acerca de como verificar o sucesso do seu plano nutricional.


1. Conte com ajuda profissional

O primeiro passo para atingir o sucesso do seu plano nutricional é ter um profissional especializado para orientar todo o processo. Cada DNA é único e isso demanda um planejamento individual. 

O plano nutricional é elaborado com base nos exames, rotina e objetivo de cada pessoa, assim só um especialista pode determinar o que trará melhores resultados para você. Lembre-se, o que funciona para Chico pode não ter o mesmo efeito em Francisco.

2. Balança não é sinônimo de sucesso 

O corpo humano é complexo, ele muda de várias maneiras – algumas completamente perceptíveis e outras acontecem de forma sutil. Sentimos e funcionamos de maneira diferente ao longo da vida, embora nem sempre possamos dizer exatamente como ou porquê.

Observando esse processo, muitas vezes natural, podemos afirmar que os números da balança não correspondem ao sucesso ou fracasso do seu plano nutricional, visto que muito antes de perdermos peso, pequenos sinais de progresso brotam em nossa rotina, como a disposição, a autoestima e o humor.

Vale ressaltar que músculo e osso são 18 e 33%, respectivamente, mais pesados que a gordura corporal. Então, quando construímos massa magra, geralmente ficamos mais pesados na balança, percebendo redução apenas nas medidas. 

Mas isso também significa que seu plano de exercícios e nutrição pode ajudá-lo a alcançar melhor desempenho sem levar à perda de peso como fator determinante.

3. Foque na alimentação saudável

Como falamos acima, comer e se nutrir são coisas diferentes. 

Os alimentos processados, com extrema densidade energética e gostos intensos de salgados, doces, gordurosos, crocantes e cremosos podem trazer a sensação de bem-estar momentâneo, mas não oferece o que o corpo realmente precisa.

A sensação de ter mais energia pode advir dos nutrientes em alimentos frescos e integrais contêm mais fibras, proteínas e gorduras saudáveis, que exigem mais tempo e esforço para digerir do que os carboidratos refinados que compõem a maioria dos alimentos processados. 

Isso nos mantém satisfeito por mais tempo, permite que nosso corpo e cérebro funcionem adequadamente, estabiliza o açúcar no sangue e vários hormônios necessários para um bom sono e desempenho diário.

Tente obter esses nutrientes através de dieta, em vez de suplementação. Desfrute de alimentos como:

  • Frutas frescas;
  • Vegetais;
  • Carne
  • Peixe;
  • Feijão;
  • Legumes.

4. Observe seu nível de disposição

  1. O alarme é seu inimigo?
  2. No meio da tarde, a cafeína e o açúcar são seus aliados para manter se manter ativo?

Se a resposta for sim, talvez seu cérebro e seu corpo estejam dando sinais de pequenas deficiências em certos nutrientes - que são muito mais comuns do que você pensa – e isso acaba drenando sua energia e embaçando seu foco. Daí a necessidade de nutrir-se com vitaminas, minerais e outros nutrientes essenciais para que além de um corpo saudável, você tenha mais energia.

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Sinais do sucesso do seu plano nutricional 

Sensação de saciedade

É um sinal precoce de progresso que você pode perceber antes mesmo de perder peso, pois seu corpo não vai pedir mais comida além do que ele realmente necessita para se manter em equilíbrio.

Energia

É isso que você começará a experimentar assim que seu plano nutricional estiver no caminho certo. Um bom plano nutricional fornece energia - constante e durante todo o dia. 

Humor

Em parte, essa alteração é decorrente da mudança de hábitos. Quando tentamos algo, e obtemos sucesso, causamos uma chama de inspiração que nos encoraja a continuar. 

Essas transformações também vêm da própria nutrição. O cérebro e o corpo têm os nutrientes e ferramentas químicas de que precisam para realizar suas tarefas, tais como regular as emoções, produzir os "felizes neurotransmissores" e enviar esses sinais para onde devem ir, despertando um estado:

  • Mais confiante;
  • Mais experiente;
  • Mais positivo;
  • Mentalmente mais decidido;
  • Mais aberto a tentar coisas novas;
  • Mais claro sobre os objetivos e o caminho para alcançá-los;
  • Motivado.

Não é porque você não está vendo, que nada está acontecendo. Cuide-se e alcance o sucesso.


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Caffeine Academy
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