Você se sente sem foco durante a tarde? O estresse deixa difícil você se concentrar? Você tem dificuldade em lembrar as coisas? Esses problemas estão diretamente ligados à saúde do cérebro e depois desse guia, você nunca mais sentirá esses e outros sintomas que te atrapalham de alcançar resultados significativos.

O que faz o cérebro funcionar ainda é, em grande parte, um mistério. É um órgão tão complexo que os neurocientistas ainda estão tentando descobrir como ele funciona. Como as quase 100 bilhões de células nervosas do cérebro dão origem à consciência, fazendo com que você pense, sinta e se comporte? Essas são grandes questões.

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O que já foi descoberto é que certos nutrientes e hábitos podem fortalecer seu cérebro, afetando de tudo, desde o humor até o desempenho, até o sono.

Continue lendo para descobrir maneiras comprovadas pela ciência de como impulsionar a saúde do seu cérebro. Cada seção abrange diferentes necessidades – energia mental, função cerebral forte, humor e estresse, envelhecimento cerebral e recuperação cerebral. Dessa forma, você pode escolher facilmente as melhores estratégias para otimizar suas necessidades exclusivas do cérebro, agora e para o futuro.

Energia Mental

brown coral under the body of water with sun streaks in closeup photography

Sensação de cansaço, preguiça de realizar trabalhos mentais, falha no raciocínio lógico, dor de cabeça ou até irritabilidade.

Algum desses sintomas lhe parece familiar?  A boa notícia é que existem inúmeras maneiras de eliminar todas toxinas, todo cansaço e falha presente no cérebro, e muitas delas são simples.

Aqui estão as melhores maneiras de limpar seu cérebro e aumentar a energia mental:

Siga Uma Alimentação Low Carb

four raw fish meat

Quando você ingere uma dieta rica em gorduras saudáveis (como manteiga ghee, óleo de coco, abacate e peixes), e poucos carboidratos, você ensina seu corpo a, ao invés de usar glicose como combustível, queimar gordura como fonte de energia. Isso coloca você em um estado metabólico conhecido como cetose. A cetose não apenas acelera a perda de peso e reduz a inflamação no cérebro, mas também ajuda o cérebro a produzir mais mitocôndrias, os geradores de energia dentro das células. Mais energia em suas células é igual a mais poder cerebral. Simples assim.

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Consuma Probióticos

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Probióticos são essencial para o funcionamento do sistema digestivo, que por sua vez, está totalmente ligado com o seu cérebro. Ou seja, se sua digestão não tem funcionado muito bem, provavelmente seu cérebro também não. Mas o consumo de probióticos – presentes em alguns alimentos – pode ajudar nisso.

Aqui estão os 3 principais alimentos lotados de probióticos para você consumir:

  • Iogurte grass fed sem lactose: Iogurte pode sim ser saudável, desde que feito a partir de vacas criadas em pasto, sem lactose – proteína que atrapalha na digestão – e rico em gorduras boas. Assim, você não só tem um ótimo alimento, cheio de gordura e proteína, mas uma excelente fonte de probióticos.
  • Kombucha: Kombucha é uma bebida probiótica feita a partir do chá preto adoçado que é fermentado por leveduras e bactérias que fazem bem à saúde, sendo por isso uma bebida que fortalece o sistema imunológico e melhora o funcionamento intestinal.
  • Kefir: O kefir de leite (versão mais popular) é uma bebida fermentada, originada séculos atrás nas montanhas do Cáucaso, com sabor levemente azedo e refrescante, semelhante ao iogurte.

Inicie o Dia Com o Super Coffee

Se você está bebendo o Super Coffee por um tempo, sabe como apenas uma xícara tem o poder de te energizar por um longo período de tempo. Você já sabe que a cafeína acorda seu cérebro, mas como? A cafeína trabalha ligando-se aos receptores de adenosina no cérebro. A adenosina é uma substância química que retarda as células nervosas, fazendo você se sentir sonolento. A cafeína engana as células nervosas para que pensem na sua adenosina (porque está ligada a receptores habitualmente absorvidos pela adenosina), mas, em vez de causar sonolência, a cafeína faz com que as células nervosas disparem mais rapidamente. E é por isso que você sente aquela sensação agradável de alerta depois de apenas alguns goles.

A adição de gorduras saudáveis, como manteiga ghee grass fed e óleo de coco extra virgem, diminui a absorção da cafeína, o que lhe dá uma dose de energia mais constante e sustentada durante toda a manhã e no início da tarde. Saiba mais sobre esse bled único aqui.

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Adicione Óleo de Coco nas Refeições

O óleo de coco é uma forma purificada de ácidos saturados chamados triglicerídeos de cadeia média. Ele é chamado assim por uma razão – aumenta seu poder cerebral em poucos minutos. Seu corpo absorve rapidamente a o óleo de coco e o converte em corpos cetônicos, que o cérebro usa como uma fonte instantânea de energia. Você pode realmente sentir o seu cérebro ligar e qualquer lentidão mental desaparecer.

Faça o seguinte: Adicione ao seu café e regue-o durante as refeições ao longo do dia – em seu molho de salada, em sushis ou em vegetais.

Fortalecendo a Capacidade Cognitiva

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Você sabe aqueles momentos em que você está se esforçando muito para lembrar o nome daquele filme, daquela pessoa, ou daquela notícia que você leu?

Ou talvez você esteja lutando para tomar decisões com confiança todos os dias, desde o banal (como uma roupa) Até as maiores, relacionadas a seu trabalho ou a uma relação importante.

É possível aprimorar suas habilidades cognitivas para ajudá-lo a superar seus limites e otimizar de vez todas suas funções cerebrais. Veja como:

Consuma Gorduras Boas

sliced avocado on brown wooden chopping board

Seu cérebro tem 60% de gordura. Na verdade, é o órgão com mais gordura do corpo inteiro. Então, faz sentido que você precise fornecer muitas gorduras boas para mantê-lo forte e funcionando bem. Os ácidos graxos essenciais são as gorduras que crescem e desenvolvem o cérebro. A gordura saturada também melhora a função cerebral.

Faça o seguinte: Coma bastante peixe, manteiga ghee grass fed, ovos e abacates para manter seu cérebro afiado e preparado para qualquer atividade.

L-teanina

beverage, cup, drink

Você pode ter ouvido falar de nootrópicos (também conhecidos como drogas inteligentes) – compostos que aumentam a função cerebral. Um que é especialmente boa para a energia mental e alerta é um aminoácido chamado l-teanina. Ele diminui estresse, ansiedade, promove um relaxamento no corpo, e isso tudo faz com que seu cérebro funcione da melhor maneira possível.

Faça o seguinte: Tome 200mg de l-teanina assim que consumir o seu Super Coffee. Juntos, a cafeína e a l-teanina aumentam a memória, o tempo de reação e a resistência mental. É incrível como essa combinação transforma seu cérebro numa máquina de produtividade.

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Jejum Intermitente

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Jejum intermitente significa simplesmente que você entrar e sair de um ciclo de comer e não comer. Existem várias maneiras de fazê-lo – o mais comum é comer todas as suas calorias diárias dentro de uma janela de 6-8 horas, e jejuar nas 14-16 horas restantes. Com o método Caffeine Army de Jejum Intermitente, em vez do café da manhã, você bebe uma xícara de Super Coffee – as gorduras saudáveis da manteiga ghee com o óleo de coco mantêm você satisfeito sem “ligar” o sistema digestivo ou haver pico insulínico, então você permanece em jejum.

Então, o que o jejum tem a ver com o cérebro? Muito, na verdade. O jejum intermitente reduz o risco de doenças neurodegenerativas, como Alzheimer e Parkinson; impede que os neurônios no cérebro sejam danificados ou mortos; melhora a aprendizagem e a memória; e também pode aliviar a depressão.

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Colina

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Como a l-teanina, a colina é um nootrópico. A colina estimula a criação e a liberação de acetilcolina, um neurotransmissor que apoia o aprendizado e a memória. A colina também reduz a inflamação no cérebro – as pesquisas mostram que quanto mais colina você come, menos inflamado seu cérebro é.

Faça o seguinte: a melhor fonte de colina é o fígado bovino alimentado e as gemas de ovos, ou você pode suplementar com 250-500 mg por dia, pela manhã.

Melhore Humor e Estresse

Um pouco de estresse pode ser uma coisa boa – coloca você no modo de ação e te ajuda a completar sua lista de tarefas. Mas quando seus sentimentos de estresse e ansiedade aumentam, é quase impossível se concentrar na tarefa em questão. Seu sistema nervoso é acionado e seu corpo começa a bombear cortisol – seu hormônio do estresse. Isso faz com que sua atenção se espalhe e você tenha problemas para se concentrar. Aqui estão maneiras comprovadas de acalmar sua mente para que você possa se sentir bem e fazer mais:

Cure Seu Intestino

woman in gray sweater and white jeans during daytime

Seu cérebro e seu intestino estão constantemente falando um com o outro. Pesquisas mostram que há uma forte ligação entre o que está acontecendo em seu intestino e uma série de transtornos comportamentais e de humor, incluindo depressão, ansiedade e doenças neurodegenerativas. Os desequilíbrios intestinais ou distúrbios do estômago enviam sinais para o cérebro através do sistema nervoso central, causando alterações no seu humor. Portanto, um intestino equilibrado e próspero é a chave para sentir-se contente e calmo.

Faça o seguinte: a melhor maneira de consertar o intestino é largar o açúcar e comer uma dieta repleta de alimentos com pouca toxina e anti-inflamatórios.

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GABA

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GABA é um neurotransmissor que acalma a atividade nervosa e reduz a ansiedade.

Faça o seguinte: Para aumentar seus níveis de GABA naturalmente, tome 400mg de magnésio antes de dormir. O magnésio é um mineral essencial que regula a ativação do GABA na maior parte do cérebro. Ou você pode se exercitar – trabalhar naturalmente libera vários neurotransmissores, incluindo o GABA. Yoga aumenta a sinalização GABA no cérebro.

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Meditação

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A meditação reduz a ansiedade no nível neural, ativando áreas específicas do cérebro que acalmam seu sistema nervoso. Em um estudo, a meditação do tipo mindfulness ativou as partes do cérebro relacionadas à função executiva – sua capacidade de planejar com antecedência e pensar racionalmente – e a consciência emocional. Quando você medita todos os dias, você aumenta sua capacidade de focar e resistir à distração por longos períodos de tempo.

Faça o seguinte: Comece com apenas cinco minutos por dia e acumule até 20 minutos se a sua programação permitir.

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Mude Seus Pensamentos

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Quando você se sentir ansioso ou sobrecarregado, seus pensamentos podem ser muito culpados. De acordo com a terapia cognitivo-comportamental (TCC), o pensamento negativo é o que impulsiona a ansiedade. A TCC ensina as pessoas a desafiarem os pensamentos negativos à medida que surgem e a mudá-los. Fazer isso realmente reconvoca o cérebro – cada vez que você pensa de maneira diferente, você fortalece novos caminhos neurais.

Polifenóis

beans, brown, coffee

Os polifenóis são um grupo de antioxidantes coloridos que fazem com que alimentos como mirtilo, framboesa, chá verde, repolho roxo, café e cacau sejam tão bons para o cérebro. Os polifenóis protegem o cérebro do estresse e dos danos causados pelos radicais livres. Eles também melhoram a aprendizagem e a memória e retardam o envelhecimento cerebral.

Treine Seu Cérebro

3X3 Rubik's cube on top of desk

Seus neurônios são como músculos – você pode treiná-los para se tornarem mais fortes e eficientes. Conforme você envelhece, exercícios cerebrais podem ajudar a prevenir a perda de memória. Você pode já ter jogado jogos lógicos como o Sudoku, ou tentou resolver um cubo de Rubik. Fazer matemática na sua cabeça, sem a ajuda da calculadora do seu telefone, é outra ótima maneira de ativar esses caminhos neurais. Para aumentar sua atenção, tente fazer duas tarefas ao mesmo tempo, como ouvir um podcast enquanto corre.

Qualidade do Sono

black table lamp on nightstand

O sono é onde a saúde do cérebro começa. Sem sono de boa qualidade, não importa quanto você beba café ou quantos suplementos você ingere, você não poderá pensar com clareza e se concentrar sem ele.

Você sabia que seu cérebro está mais ativo quando você está dormindo? Enquanto você está na terra dos sonhos, seu cérebro está se recuperando, limpando toxinas e fortalecendo os caminhos neurais com base no que você fez e aprendeu durante o dia.

O truque não é dormir mais – não se trata de quantas horas você está correndo na sua cama. Pelo contrário, é sobre a qualidade do sono que você está recebendo.

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