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5 Suplementos Ergogênicos que você precisa conhecer
Ergogênico vem do latim e quer dizer produção de força. Apesar de tal tradução direta, em geral, os suplementos ergonênicos são substâncias relacionadas a melhora do desempenho, podendo ser relacionado a força física, mental e mecânica.
5 Suplementos Ergogênicos que você precisa conhecer

Não faz muito tempo que o American College of Nutrition (ACN) classificou os 5 suplementos que, comprovadamente, são agentes ergogênicos.

A ACN é uma instituição referência em nutrição e tratamento de doenças. Organização sem fins lucrativos, criada para incentivar a investigação científica sobre nutrição e metabolismo, é uma referência entre todas as instituições mundiais da área. Portanto, o que é publicado pela instituição é o estado da arte do segmento.

Antes de começar, precisamos desmistificar algumas coisas. Ergogênico vem do latim e quer dizer produção de força. Apesar de tal tradução direta, em geral, os suplementos ergonênicos são substâncias relacionadas a melhora do desempenho, podendo ser relacionado a força física, mental e mecânica.

Abaixo, confira 5 suplementos são capazes de gerar diretamente aumento da resistência e/ou produção de força.

1) Cafeína

Possui na bebida mais consumida no mundo, o café!

A cafeína age diretamente no bloqueio dos receptores de adenosina. No Sistema Nervoso Central, a adenosina está relacionada ao cansaço físico e mental. Ao interagir com os receptores celulares, reduz a atividade motora, a frequência respiratória e induz o sono. Assim, a atuação da cafeína neste processo, acontece através do bloqueio dos receptores da adenosina. É por isso que quando você ingere café, você perde o sono, não é mesmo?

O SuperCoffee é um blend de 8 superalimentos a base de cafeína e, por isso, quando o ingerimos, diminuímos a fadiga central e periférica. Na prática, isso quer dizer que diminuímos a percepção de dor nos treinos de alta intensidade e aumenta a disposição/raciocínio no dia a dia.

2 e 3) Bicarbonato de Sódio/Beta-alanina

Sabe aquela sensação de "queimação" nas pernas fazendo wall ball ou em um sprint na bike?

Acontece que nesse momento, nossa macromolécula de energia, devido a alta intensidade, é transformada em H+ e o lactato. Esse H+ causa essa sensação que parece que nossas pernas estão pegando fogo.

O bicarbonato de sódio e beta-alanina vão capturar esse H+, efeito que chamamos de tamponamento. Assim, ele diminui bastante essa sensação de "queimação", fazendo com que os treinos possam ser prolongados e a fadiga seja diminuída.

Porém, o corpo adquire, de certa forma, uma rápida resistência a substâncias como a beta-alanina (em geral). Por isso, utilize sabiamente este suplemento, sendo recomendado recorrer ao mesmo em situações pré competição ou em que você está buscando um objetivo específico a curto prazo.


4) Creatina

É o suplemento mais estudado no mundo fitness.

Existe uma via energética que é muito usada para o Levantamento de Peso Olímpico (LPO), ela utiliza o ATP e creatina.

O ATP é quebrado para gerar força e energia em movimentos de potência e curto espaço de tempo como o snatch, sendo assim, a falta dessa molécula causa um menor potencial de produção de força no atleta. Ao suplementar creatina, acontece uma ressíntese mais rápida dessa via, tornando o atleta capaz de realizar vários movimentos de potência sem perca substancial da sua força!

5) Óxido nítrico

Esse é muito encontrado no suco da beterraba.

A principal função desta substância ergogênica é de dilatar o calibre dos vasos sanguíneos. Dessa maneira, aumenta o fluxo sanguíneo que vai gerar um maior aporte de oxigênio a nível tecidual. Em forma prática, o famoso "pump" é importante pois age aumentando a energia celular e retirando as impurezas, assim, diminuindo a fadiga!

Existem até estudos comprovando melhora significativa em pacientes com hipertensão.

5 Suplementos Ergogênicos que você precisa conhecer-1

Fique atento, pois, a suplementação com óxido nítrico a partir de alimentação, como a beterraba, costuma mostrar resultados a longo prazo, com uma ingestão continuada – rotineiramente - por 2 ou 3 meses. Por isso, se quiser um resultado a curto prazo busque suplementos isolados da subtância.

Importante frisar que esses 5 suplementos conseguem gerar aumento direto na performance, mas é imprescindível saber qual fase da periodização do treinamento usar para ter maior proveito, como o exemplo da beta-alanina mencionada anteriormente. Isso é smart training!

 

Eai, incrível, não?!

Continue acompanhando nossos conteúdos para saber mais sobre medicina esportiva e de alta performance.




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