Artigo vazado 3cfe278ff33dee042b24656458c3ab911d49bfe80e37cca1757d5a15f05f7b4a
07/11/2019
5 Hacks para combater a Ansiedade
Data?1569950176
by: Caffeine Academy
5 Hacks para combater a Ansiedade
5 Hacks para combater a Ansiedade
O que você vai ler aqui:
  • Estar ansioso é uma situação pontual em que a pessoa consegue retornar ao seu estado de equilíbrio através de uma forma mais prática e habitual, mesmo que essa condição se repita diversas vezes por dia.
  • Quem sofre de ansiedade, por vezes percebe que instantaneamente está tomado por pensamentos negativos e destrutivos.
  • Corpo e mente devem estar alinhados a todo momento para que você consiga viver de uma forma equilibrada.

Todos nós, em certos momentos da vida, já sentimos aquela sensação de nervosismo, euforia e inquietação diante de alguma situação ou período crítico e importante. Assim, acredito que todos nós sabemos como é passar por um episódio de ansiedade, uma vez que ela já está sendo definida como “O Mal do Século”. Ela é considerada como uma emoção vaga, que pode ocasionar sentimentos de euforia, inquietação, insônia, tremedeira, palpitações e diversas outras manifestações. Esse sentimento, no entanto, deve ser observado com cuidado; “Estar ansioso” é muito diferente de possuir um transtorno de ansiedade – apesar de muitas pessoas ainda se confundirem. 

Estar ansioso é uma situação pontual em que a pessoa consegue retornar ao seu estado de equilíbrio através de uma forma mais prática e habitual, mesmo que essa condição se repita diversas vezes por dia. 

Assim, sendo a ansiedade apenas um episódio passageiro da sua rotina ou um transtorno que lhe cause preocupações excessivas, existem diversas estratégias diferentes para enfrentar esse problema. Pensando nessa condição que acomete mais do que 9% da população brasileira, nesse post vamos abordar quais são nossas alternativas para driblar o sentimento de ansiedade e aumentar nossa qualidade de vida, principalmente em casos relacionados com uma rotina agitada e atarefada, típica de um trabalhador moderno da cidade grande.


5 Hacks para combater a ansiedade

1.Monitorar os pensamentos

Quem sofre de ansiedade, por vezes percebe que instantaneamente está tomado por pensamentos negativos e destrutivos. Pessoas com transtornos de ansiedade tendem a ser pessimistas, pois a todo momento estão pensando no que poderia dar errado na situação em que está inserida, apesar de não haver nenhum motivo aparente no local para que elas façam isso. Dessa forma, prestar atenção no conteúdo do seu pensamento em determinadas situações pode fazer a total diferença para que você consiga mudar o seu jogo mental. Seu “mindset” é extremamente importante para a modulação da sua ansiedade. Quando uma pessoa passa a perceber que se estressa muito no trânsito e começa a pensar em boas músicas para ouvir enquanto está dirigindo, certamente ela chegará no trabalho com uma energia mais positiva e menos esgotado mentalmente. 

Logobf 2297ac864ab0b5981e07b4f699a57a4207cc3e4f08ff60218c22db488ab87a99

2.Encontre um propósito

Definir metas, nem que sejam as menores possíveis, tem um potencial enorme para aliviar a ansiedade. A partir do momento que você cumpre as metas que foram definidas durante o dia, seu cérebro te dá de recompensa consideráveis doses de dopamina que é o neurotransmissor do prazer. Assim, adotar a prática de escrever suas metas diárias como: cuidar do cachorro ou caminhar depois do almoço para que elas sejam cumpridas com mais facilidade, pode ser uma ótima alternativa para que no final do dia você não tenha se esquecido de fazer algo e assim acabar gerando mais ansiedade...


3.Faça atividades físicas, meditação ou simplesmente reze

Corpo e mente devem estar alinhados a todo momento para que você consiga viver de uma forma equilibrada. Não dá para dissociar uma coisa da outra. A famosa citação latina “mente sã num corpo são” já diz tudo. A realização de exercícios físicos como: prática de esportes, musculação ou correr na rua também liberam grandes doses de dopamina e endorfina que além de te causar uma sensação de prazer, vão te ajudar a dormir melhor e não acordar durante a noite pensando nos afazeres do dia seguinte. A prática de meditação e reza também são ótimos aliados para o combate contra a ansiedade. Um estudo realizado na Universidade de Nova Jersey publicado na revista Nature, evidenciou que a prática de atividades físicas atreladas a meditação (ambas durante apenas 30 minutos por dia) já foi suficiente para que se reduzissem drasticamente os sintomas depressivos em 52 pacientes inseridos na pesquisa. Os pesquisadores chegaram na conclusão que a manutenção dessas práticas por 8 semanas, além de auxiliar aqueles com depressão, também poderia beneficiar as pessoas que tendem a alimentar pensamentos ruins – como é o caso das pessoas com ansiedade.   

4.Viva no aqui e agora  

O hábito de relembrar momentos ruins do passado e ruminar pensamentos tende a ser um combustível para a sua ansiedade. Focar no que está sendo feito no momento tira o espaço para qualquer pensamento ruim, e por mais difícil que isso possa parecer, com a prática diária de monitorização dos seus pensamentos, isso ficará cada vez mais fácil ao longo do tempo. Não será de um dia para o outro, mas em compensação essa prática te dará excelentes resultados, como por exemplo uma maior produtividade no trabalho!


5.Busque terapia 

Nem sempre é possível derrubar as barreiras construídas pela ansiedade sozinho. Deve-se sempre estar alerta em relação a frequência dos seus sintomas. Se os sentimentos de euforia estão começando a se tornar mais intensos e frequentes, e, principalmente, se eles ficaram assim depois de um episódio de estresse extremo, como um acidente ou assalto, é bom que você procure por um aconselhamento profissional - afinal isso pode estar se tornando um transtorno ansioso. Não tenha medo em procurar por esse tipo de ajuda por conta do que os outros vão falar, uma vez que somente você sabe o que está passando. A terapia, por muitas vezes, pode ser a solução que não foi encontrada em nenhum outro lugar e, por vezes, medicamentos podem ser receitados para que esse tratamento se torne o mais efetivo possível. 

Agora que já temos listadas as armas para nos defendermos contra a ansiedade, cabe a nós sabermos usa-las no seu devido momento. Naturalmente não vamos conseguir nos livrar de todos os momentos de ansiedade da nossa vida, uma vez que ela se faz necessária para a evolução da espécie humana, nos defendendo de potenciais riscos e ameaças. No entanto, saber se livrar das ansiedades desnecessárias da vida é uma pedra a ser lapidada, se configura como um processo de autoconvencimento que vale a pena ser percorrido para que uma constante evolução pessoal seja almejada e consequentemente alcançada.


Logobf 2297ac864ab0b5981e07b4f699a57a4207cc3e4f08ff60218c22db488ab87a99


Data?1569950176
AUTOR:
Caffeine Academy
Catalizar todo o potencial humano é o nosso propósito.